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[165] Como Fazer a Sangria do Freio das Motos.



SANGRIA
O sistema de frenagem hidráulico só pode transmitir pressão normalmente se pelo flexível existir apenas líquido (fluido de freio) puro, isto é, sem bolhas de ar.
Quando isto acontece o esforço do piloto sobre o manete de freio apenas comprime essas bolhas de ar (o ar é compressível) e surge o sintoma comum de “freio esponjoso”.
Sangria é o processo pelo qual deve-se retirar todo o ar do sistema para que a compressão do pistão do cilindro mestre seja feita somente sobre um líquido, transmitindo dessa forma toda a pressão até o cilindro da roda.
Por vezes o freio está muito baixo e deve-se acionar o manete com força para que o freio atue satisfatoriamente, ou mesmo chegando até o final de seu curso.
Para verificar qual a causa deste problema deve-se acionar por diversas vezes o manete de freio e verificar se isso aumenta a posição do manete e em seguida apertá-
lo firmemente verificando se ele não desce devagar nem se torna “esponjoso”.
Se o manete ficou firme o problema provavelmente será solucionado trocando as pastilhas que estarão demasiadamente gastas, causa do freio baixo.
Mas se ao apertar, o freio fica mole é indicação clara de ar no sistema e a primeira coisa a ser feita é uma sangria para a retirada desse ar, não sem antes tentar descobrir como esse ar entrou no sistema.
Pode ser que esse ar indique a existência de algum vazamento em flexíveis ou em conexões que além de permitir a entrada de ar provoca vazamentos e perdas de fluido de freio.
Muitas vezes uma conexão defeituosa não é o problema, mas sim um nível muito baixo de fluido no reservatório (abaixo do mínimo, assinalado no reservatório) o que, numa curva mais acentuada onde a moto “tomba “ para um dos lados, permite a entrada de ar para dentro do sistema pelo pistão.
Outro perigo dessas bolhas de ar é que elas podem entrar pelo burrinho principal e a motocicleta ficar momentaneamente sem freio.
Para quem adquire uma motocicleta usada, é sempre recomendável a revisão completa dos sistemas de freio hidráulico antes de colocá-la em uso normal.
1 - Retire a tampa do reservatório e o diafragma e complete
COMO PROCEDER

o nível.
2 - Coloque uma pequena mangueira na válvula de sangria
localizada na pinça, próximo à roda.
3 - Insira a mangueira dentro de um copo de vidro transpa
rente para que o fluido seja despejado dentro (não será reutilizado!).
4 - Aperte firmemente a alavanca de freio e solte a válvula
de sangria, afrouxando por cerca de !4 de volta o parafuso.
O fluido drenará pela mangueira em direção ao copo de vidro.
5 - Aperte novamente a válvula de sangria e só então solte
a alavanca de freio.
6 - Repita esta operação até que desapareçam as bolhas de
ar do sistema que saem pela válvula de sangria.
7 - Mantenha o nível do reservatório sempre no nível máxi
mo durante toda a operação.
8 - Verifique se não há vazamentos no sistema.
9 - O curso da alavanca de freio é de aproximadamente 20 mm.

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