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[165] Como Fazer a Sangria do Freio das Motos.



SANGRIA
O sistema de frenagem hidráulico só pode transmitir pressão normalmente se pelo flexível existir apenas líquido (fluido de freio) puro, isto é, sem bolhas de ar.
Quando isto acontece o esforço do piloto sobre o manete de freio apenas comprime essas bolhas de ar (o ar é compressível) e surge o sintoma comum de “freio esponjoso”.
Sangria é o processo pelo qual deve-se retirar todo o ar do sistema para que a compressão do pistão do cilindro mestre seja feita somente sobre um líquido, transmitindo dessa forma toda a pressão até o cilindro da roda.
Por vezes o freio está muito baixo e deve-se acionar o manete com força para que o freio atue satisfatoriamente, ou mesmo chegando até o final de seu curso.
Para verificar qual a causa deste problema deve-se acionar por diversas vezes o manete de freio e verificar se isso aumenta a posição do manete e em seguida apertá-
lo firmemente verificando se ele não desce devagar nem se torna “esponjoso”.
Se o manete ficou firme o problema provavelmente será solucionado trocando as pastilhas que estarão demasiadamente gastas, causa do freio baixo.
Mas se ao apertar, o freio fica mole é indicação clara de ar no sistema e a primeira coisa a ser feita é uma sangria para a retirada desse ar, não sem antes tentar descobrir como esse ar entrou no sistema.
Pode ser que esse ar indique a existência de algum vazamento em flexíveis ou em conexões que além de permitir a entrada de ar provoca vazamentos e perdas de fluido de freio.
Muitas vezes uma conexão defeituosa não é o problema, mas sim um nível muito baixo de fluido no reservatório (abaixo do mínimo, assinalado no reservatório) o que, numa curva mais acentuada onde a moto “tomba “ para um dos lados, permite a entrada de ar para dentro do sistema pelo pistão.
Outro perigo dessas bolhas de ar é que elas podem entrar pelo burrinho principal e a motocicleta ficar momentaneamente sem freio.
Para quem adquire uma motocicleta usada, é sempre recomendável a revisão completa dos sistemas de freio hidráulico antes de colocá-la em uso normal.
1 - Retire a tampa do reservatório e o diafragma e complete
COMO PROCEDER

o nível.
2 - Coloque uma pequena mangueira na válvula de sangria
localizada na pinça, próximo à roda.
3 - Insira a mangueira dentro de um copo de vidro transpa
rente para que o fluido seja despejado dentro (não será reutilizado!).
4 - Aperte firmemente a alavanca de freio e solte a válvula
de sangria, afrouxando por cerca de !4 de volta o parafuso.
O fluido drenará pela mangueira em direção ao copo de vidro.
5 - Aperte novamente a válvula de sangria e só então solte
a alavanca de freio.
6 - Repita esta operação até que desapareçam as bolhas de
ar do sistema que saem pela válvula de sangria.
7 - Mantenha o nível do reservatório sempre no nível máxi
mo durante toda a operação.
8 - Verifique se não há vazamentos no sistema.
9 - O curso da alavanca de freio é de aproximadamente 20 mm.

Curso Mecânica Motos

[164] Sistema Hidráulico de Freios. Curso Mecânica de Motos.[166] Fluido de Freio Hidráulico. Curso Mecânica de Motos.
Curso Mecânica de Motos
01 Teoria de Motores à Combustão Interna
02 Cilindrada e Potência do Motor da Moto
03 Motor de Motos Cabeçote
06 Motor Função dos Anéis do Cárter
09 Como Medir a Taxa de Compressão do Motor?
12 O Que é Taxa de Compressão do Motor?
15 Lubrificação de Motores de 2 Tempos
18 Ciclo do Motor 2 Tempos Compressão
21 Lubrificação do Motor 2 Tempos
24 Proporção Correta Para Mistura de óleo à Gasolina
27 Manutenção do Motor Descarbonização
30 O Sistema de Escape do Motor Escapamento Comum
33 Entrada da Mistura de Combustível Na Câmara
36 Diferenças Entre Motores 2 Tempos e 4 Tempos
39 Motor 4 Tempos 2 Compressão
42 Comparando Motores 2 Tempos Com Motores 4 Tempos
45 Bomba de óleo do Motor Motocicleta
48 Problema No Retentor de Válvulas
51 Motores de Moto Que Necessitam de Menos Manutenção
54 Perda de Compressão Por Mau Assentamento das Válvulas
57 Assentamento das Válvulas Polir Válvulas da Motocicleta
60 Resumo do Polimento de Valvulas do Motor da Moto
63 Vida útil do Motor das Motos
66 Como Saber a Medida da Retífica?
69 O Que Provoca a Detonação? Qualidade do Combustível.
72 O Que Provoca a Pré-ignição?
75 Defeitos do Pistão Detonação
78 Defeitos do Pistão Excesso de Solicitação
81 O Que é Virabrequim? Curso de Mecânica de Motos.
84 Sistema de Abertura de Válvulas. Ohv.
87 O Ressalto Ou Excêntrico dos Motores das Motos
90 A Corrente de Comando das Motos
93 Como Regular a Folga Nas Válvulas das Motos?
96 Carburadores. Curso Mecânica de Moto.
99 Como Funciona o Carburador? Parte 2 Curso Mecânica de Moto.
102 Como Funciona o Carburador? Parte 5 Curso Mecânica de Motos.
105 Como Funciona o Carburador? Parte 6 Gicleus Secundário.
108 Como Funciona o Carburador? Parte 9 Sistema de Afogadores
111 Defeitos No Carburador das Motos. Curso Mecânica de Motos.
114 Defeitos No Carburador. Instabilidade Na Marcha Lenta.
117 Quando a Mistura é Pobre? Curso de Mecânica. Carburadores de Motos.
120 Gasolina. Curso de Mecânica de Motos.
123 Tipos de óleos Lubrificantes. Curso de Mecânica de Motos.
126 Aditivos Para Os óleos de Motores. Curso de Mecânica de Motos.
129 Como Saber Qual Tipo de óleo é Melhor?
132 Quando Trocar o óleo das Motos?
135 Como Fazer a Troca do óleo de Sua Moto?
138 Deformidade das Juntas do Motor. Curso Mecânica de Motos.
141 Borrachas do Motor. Curso Mecânica de Motos.
144 Anéis o Ring do Motor. Curso Mecânica de Motos.
147 Travas e Vedantes Químicos do Motor. Curso Mecânica de Motos.
150 Velas de Ignição. Curso Mecânica de Motos.
153 Diâmetro da Rosca das Velas. Curso Mecânica de Motos.
156 Problemas Pelo Uso das Velas Muito Frias.
159 Kit de Relação de Marcha. Curso Mecânica de Motos.
161 Freios das Motos. Curso Mecânica de Motos.
162 Principais Defeitos Nos Freios Com Acionamento Mecânico
163 Freio a Disco da Moto.
164 Sistema Hidráulico de Freios. Curso Mecânica de Motos.
165 Como Fazer a Sangria do Freio das Motos.
166 Fluido de Freio Hidráulico. Curso Mecânica de Motos.
167 Cuidados Especiais Com o Sistema de Freios
168 Pneus. Curso Mecânica de Motos.
169 Principais Partes Constituintes de Um Pneu.
170 Pneus Sem Câmara Tubeless X Pneus Com Câmara Tube Type
171 Marcações dos Pneus. Curso Mecânica de Motos.
174 Pressão de Enchimento do Pneu. Curso Mecânica de Motos.
177 Ressucagem e Recapagem de Pneu de Motocicleta
180 Câmaras de Ar Especiais. Curso Mecânica de Motos.
183 Refrigeração a água. Curso Mecânica de Motos.
186 Ventilador. Refrigeração a água.
189 Nível de água do Sistema de Refrigeração.
192 Defeito No Ventilador de Refrigeração.
195 O Tanque de Expansão do Sistema de Refrigeração.
198 Diagnósticos de Defeitos No Sistema de Refrigeração das Motos.
201 Normas de Segurança - Bateria - Eletrólitos e Gas
204 Normas de Segurança - Freios - Pó do Sistema de Freio
207 Normas de Segurança - Serviços - Limpeza
210 Solda Elétrica. Curso Mecânica de Motos.
213 Tabela de Diâmetro do Eletrodo X Espessura do Metal. Mecânica.
216 Chave Castelo Ferramentas Oficina Mecânica Motos.
219 Chave de Raio Ferramentas Oficina Mecânica Motos.
222 Compressor de Mola de Válvulas Ferramentas Oficina Mecânica.
225 Fixador Universal de Volante Magnético Mecânica Motos.
228 Fixador Embreagem Dt Rd Ferramentas Oficina Mecânica Motos.
231 Sacadores de Volante Magnéticos Ferramentas Oficina Mecânica Motos.
234 Jogo de Chaves de Cromo Vanádio.
237 Tabelas de Velas e Folga de Eletrodos 2. Curso Mecânica Motos.
240 Tabelas de Motocicletas Honda. Fólga de Válvulas.
243 Tabelas de Motocicletas Outros Modelos. Fólga de Admissão Escape.
246 Tabelas de óleos de Motor e Suspensão Motocicletas Yamaha
249 Tabelas de Medidas de Pneus Recomendação do Fabricante Motos
252 Tabela Honda Modelos Novos Motocicletas
255 Mecânica - Regulagem de Platinados e Distribuidor - Parte 2 - Estroboscópio.
258 Mecânica - Bateria - Limpeza da Bateria.
260 Mecânica - Bateria - o Circuito de Carga da Bateria.
261 Como Citar o Nosso Site

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