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[20] Válvula de Palhetas do Motor 2 Tempos



PALHETAS
Também conhecido pelo nome de “VÁLVULA DE PALHETAS”, esse sistema controla o fluxo de combustível que é sugado para dentro da câmara de combustão.
Colocado na parte posterior da janela de admissão, entre esta e o carburador (responsável pela mistura do combustível e do ar), a palheta abre-se pela ação de baixa pressão, ou “sucção”, e fecha-se agora pela ação de alta pressão (compressão).

Como você poderá notar pelos esquemas acima, o sistema de palheta é composto por um bloco metálico oco, por onde passa o combustível em direção ao cárter.
Esse fluxo de combustível é controlado pela PALHETA, que são lâminas de aço bem finas que, apoiando-se sobre os orifícios de saída de bloco, fecham-no.
A posição normal dessas palhetas é, conforme a descrição, apoiada firmemente sobre o bloco.
Esse apoio torna-se uma ótima vedação de combustível quando o pistão sobe, comprimindo.
Essa compressão de ar faz com que as palhetas fechem-se, impedindo que o combustível que está no cárter seja jogado para fora da janela de admissão.
Os esquemas de ciclo do motor, com as palhetas abertas fechadas, (acima), são de extrema importância para o conhecimento de um mecânico pois, como veremos adiante, essas palhetas são alvo de defeitos que deverão ser detectados, sem necessidade de maiores preocupações.
A necessidade de existência das palhetas torna-se mais ou menos óbvia, quando descrevemos o ciclo de motor 2T e vimos que a entrada de combustível era realizada EXCLUSIVAMENTE por ação da sucção criada pelo pistão em seu movimento ascendente.
Ora, vimos que na inversão do sentido do movimento do pistão cria-se compressão no seu cárter e é essa compressão no cárter que, também, auxilia o combustível a subir pelos dutos.
A pergunta seria: por que o combustível não é jogado para fora? A resposta foi dada: São as palhetas que impedem esse retorno do combustível para fora do motor.
A válvula de palheta é de extrema importância para o funcionamento do motor 2T.
Quando retirada do motor, não deverá ser exposta ao sol, para não empenar as suas palhetas, e deve-se recolocá-la cuidadosamente, tendo igual cuidado com a vedação do sistema.
Lembre-se: o sistema de admissão é realizado através pressões internas que “sugam” o combustível para dentro do motor.
Uma má vedação do sistema (coletor furado, ressecado, má vedação entre válvula de palhetas e carburador, etc.) impede que o combustível entre para dentro do motor.

Curso Mecânica Motos

[19] Ciclo do Motor 2 Tempos Escape[21] Lubrificação do Motor 2 Tempos
Curso Mecânica de Motos
01 Teoria de Motores à Combustão Interna
02 Cilindrada e Potência do Motor da Moto
03 Motor de Motos Cabeçote
06 Motor Função dos Anéis do Cárter
09 Como Medir a Taxa de Compressão do Motor?
12 O Que é Taxa de Compressão do Motor?
15 Lubrificação de Motores de 2 Tempos
16 Dutos de Transferência do Motor da Moto
17 Ciclo do Motor 2 Tempos Admissão
18 Ciclo do Motor 2 Tempos Compressão
19 Ciclo do Motor 2 Tempos Escape
20 Válvula de Palhetas do Motor 2 Tempos
21 Lubrificação do Motor 2 Tempos
22 O Carter do Motor 2 Tempos
23 Mistura do óleo No Tanque de Combustível
24 Proporção Correta Para Mistura de óleo à Gasolina
25 Sistema de Lubrificação Autolube
26 Manutenção do Motor 2 Tempos de Motocicletas
27 Manutenção do Motor Descarbonização
30 O Sistema de Escape do Motor Escapamento Comum
33 Entrada da Mistura de Combustível Na Câmara
36 Diferenças Entre Motores 2 Tempos e 4 Tempos
39 Motor 4 Tempos 2 Compressão
42 Comparando Motores 2 Tempos Com Motores 4 Tempos
45 Bomba de óleo do Motor Motocicleta
48 Problema No Retentor de Válvulas
51 Motores de Moto Que Necessitam de Menos Manutenção
54 Perda de Compressão Por Mau Assentamento das Válvulas
57 Assentamento das Válvulas Polir Válvulas da Motocicleta
60 Resumo do Polimento de Valvulas do Motor da Moto
63 Vida útil do Motor das Motos
66 Como Saber a Medida da Retífica?
69 O Que Provoca a Detonação? Qualidade do Combustível.
72 O Que Provoca a Pré-ignição?
75 Defeitos do Pistão Detonação
78 Defeitos do Pistão Excesso de Solicitação
81 O Que é Virabrequim? Curso de Mecânica de Motos.
84 Sistema de Abertura de Válvulas. Ohv.
87 O Ressalto Ou Excêntrico dos Motores das Motos
90 A Corrente de Comando das Motos
93 Como Regular a Folga Nas Válvulas das Motos?
96 Carburadores. Curso Mecânica de Moto.
99 Como Funciona o Carburador? Parte 2 Curso Mecânica de Moto.
102 Como Funciona o Carburador? Parte 5 Curso Mecânica de Motos.
105 Como Funciona o Carburador? Parte 6 Gicleus Secundário.
108 Como Funciona o Carburador? Parte 9 Sistema de Afogadores
111 Defeitos No Carburador das Motos. Curso Mecânica de Motos.
114 Defeitos No Carburador. Instabilidade Na Marcha Lenta.
117 Quando a Mistura é Pobre? Curso de Mecânica. Carburadores de Motos.
120 Gasolina. Curso de Mecânica de Motos.
123 Tipos de óleos Lubrificantes. Curso de Mecânica de Motos.
126 Aditivos Para Os óleos de Motores. Curso de Mecânica de Motos.
129 Como Saber Qual Tipo de óleo é Melhor?
132 Quando Trocar o óleo das Motos?
135 Como Fazer a Troca do óleo de Sua Moto?
138 Deformidade das Juntas do Motor. Curso Mecânica de Motos.
141 Borrachas do Motor. Curso Mecânica de Motos.
144 Anéis o Ring do Motor. Curso Mecânica de Motos.
147 Travas e Vedantes Químicos do Motor. Curso Mecânica de Motos.
150 Velas de Ignição. Curso Mecânica de Motos.
153 Diâmetro da Rosca das Velas. Curso Mecânica de Motos.
156 Problemas Pelo Uso das Velas Muito Frias.
159 Kit de Relação de Marcha. Curso Mecânica de Motos.
162 Principais Defeitos Nos Freios Com Acionamento Mecânico
165 Como Fazer a Sangria do Freio das Motos.
168 Pneus. Curso Mecânica de Motos.
171 Marcações dos Pneus. Curso Mecânica de Motos.
174 Pressão de Enchimento do Pneu. Curso Mecânica de Motos.
177 Ressucagem e Recapagem de Pneu de Motocicleta
180 Câmaras de Ar Especiais. Curso Mecânica de Motos.
183 Refrigeração a água. Curso Mecânica de Motos.
186 Ventilador. Refrigeração a água.
189 Nível de água do Sistema de Refrigeração.
192 Defeito No Ventilador de Refrigeração.
195 O Tanque de Expansão do Sistema de Refrigeração.
198 Diagnósticos de Defeitos No Sistema de Refrigeração das Motos.
201 Normas de Segurança - Bateria - Eletrólitos e Gas
204 Normas de Segurança - Freios - Pó do Sistema de Freio
207 Normas de Segurança - Serviços - Limpeza
210 Solda Elétrica. Curso Mecânica de Motos.
213 Tabela de Diâmetro do Eletrodo X Espessura do Metal. Mecânica.
216 Chave Castelo Ferramentas Oficina Mecânica Motos.
219 Chave de Raio Ferramentas Oficina Mecânica Motos.
222 Compressor de Mola de Válvulas Ferramentas Oficina Mecânica.
225 Fixador Universal de Volante Magnético Mecânica Motos.
228 Fixador Embreagem Dt Rd Ferramentas Oficina Mecânica Motos.
231 Sacadores de Volante Magnéticos Ferramentas Oficina Mecânica Motos.
234 Jogo de Chaves de Cromo Vanádio.
237 Tabelas de Velas e Folga de Eletrodos 2. Curso Mecânica Motos.
240 Tabelas de Motocicletas Honda. Fólga de Válvulas.
243 Tabelas de Motocicletas Outros Modelos. Fólga de Admissão Escape.
246 Tabelas de óleos de Motor e Suspensão Motocicletas Yamaha
249 Tabelas de Medidas de Pneus Recomendação do Fabricante Motos
252 Tabela Honda Modelos Novos Motocicletas
255 Mecânica - Regulagem de Platinados e Distribuidor - Parte 2 - Estroboscópio.
258 Mecânica - Bateria - Limpeza da Bateria.
260 Mecânica - Bateria - o Circuito de Carga da Bateria.
261 Como Citar o Nosso Site

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